AL Energia Solar Belém

Existem dois tipos comuns de sistemas fotovoltaicos on grif e off grid. Veja qual a melhor opção para seu projeto solar.

Sistema Fotovoltaico, qual a diferença entre On Grid e Off Grid?

Sistema Off Grid, do inglês “fora da rede”, é um sistema isolado, que não está conectado à rede de distribuição elétrica local, é geralmente utilizado em regiões onde não se tem o serviço de distribuição elétrica.

Em um Sistema On Grid, do inglês “na rede”, indica um sistema que está na rede. É um sistema fotovoltaico é que ele funciona é ligado à rede elétrica local. 

Então necessariamente precisa ter uma rede elétrica na disponível no local de instalação e ao sistema, o que traz certas vantagens.

Uma das grandes vantagens do Sistema On Grid, é que na na ocorrência de um excedente de energia, essa energia pode ser injetada rede elétrica transformando em um créditode energia que pode ser utilizado em uma condição quando não se tenha geração de energia pelo sistema.

Hoje no brasil grande parte das instalações seguem esse conceito dos Sistemas On Grid.

Sistema Off Grid é legal no Brasil?

Sim, totalmente legal e atualmente não existem taxas sobre instalações Off Grid no Brasil. O que não impede que a concessionária ou órgão do governo inspecione sua instalação, por isso é recomendável contratar uma empresa que instale tudo de acordo com as normas e regras locais. Evitando assim uma multa.

Sistema Off Grid, qual o melhor? 12v, 24v ou 48v?

Quanto maior a tensão no sistema, ou “voltagem”, menor a corrente, logo trabalhando com um inversor de voltagem 12v e obtendo uma saída de 1000w, você tem uma corrente de 83.3 amperes, sem contar as perdas, bem objetivo.
Já em 24V, você tem uma corrente de 41,66 amperes para uma saída de 1000w, mas a tensão dobrou.

E quanto maior a corrente, mais perdas ocorrerão, seja no comprimento do fio, na bateria, no inversor. Tudo isso se dá devido a relação entre tensão e corrente. 
Logo trabalhando em 12v maior a corrente e mais perdas, menos eficiência. Trabalhando em 24V, maior a tensão, menor correte, menos perda e mais eficiência.

 Mas em um sistema solar, aumentar a tensão implicará em adicionar mais baterias, ou seja, todo o seu sistema terá de ser adaptado para 24V ou 48V progressivamente aumentando assim os custos da instalação.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

Artigos relacionados

Carro em Estrada Solar
Energia Alternativa

Estradas solares: Quando teremos?

Se você já se interessou por energia renovável, pode ter ouvido o termo ‘estrada solar’. Com os avanços tecnológicos, a ideia é realmente mais viável?

Abrir chat
1
Precisa de mais informações?
Olá! 😃
Precisa de mais informações sobre a geração de energia solar? 👷🌞
Powered by