AL Energia Solar

Se você já se interessou por energia renovável, pode ter ouvido o termo 'estrada solar'. Com os avanços tecnológicos, a ideia é realmente mais viável?

O conceito de estrada solar

Se você já se interessou por energia renovável, são grandes as chances de ouvir o conceito de estrada solar. A ideia é baseada em um conceito relativamente simples.

As estradas são construídas com painéis solares que criam uma superfície dirigível. Alguns anos atrás, as pessoas haviam descartado a ideia como insustentável e além de nossas atuais capacidades tecnológicas.

No entanto, conversas recentes entre estabelecimentos ecológicos causaram um ressurgimento de interesse nessa ideia. Mas ideia é realmente mais viável? E com todo esse hype associado, por que não vimos mais deles instalados em todo o mundo?

Exemplo de estrada solar
Exemplo de estrada solar

Os fatores em jogo

As estradas solares que não são utilizadas na prática podem ser o resultado de diferentes fatores limitantes. Muitos deles são derivados de questões associadas ao objetivo tradicional de uma estrada.

Os benefícios do uso de painéis solares em estradas

Além da óbvia questão ambiental envolvida na utilização de uma área que antes tinha como finalidade o tráfego de veículos, e agora podendo ser utilizada como uma fonte de energia renovável, as estradas solares tem outros benefícios estruturais.

Os painéis solares, por sua própria natureza, são planos. Isso é benéfico para a construção de estradas, pois a superfície deve ser plana e desobstruída.

Paineis em estrada solar
Paineis em estrada solar

Os desafios do uso de painéis solares nas rodovias

Na maioria das vezes, os painéis solares caem quando se trata de funcionalidade além de seu objetivo tradicional: converter energia. Se eles devem ser implementados em uma estrada, surgem ainda mais desafios.

Eles não são estáveis

Os painéis solares por natureza não são os sistemas mais estáveis. Isso se deve em parte aos complexos sistemas eletrônicos em sua construção. Realiza o trabalho real de converter energia solar em eletricidade.

Aplicar força excessiva a qualquer coisa que possua componentes eletrônicos complexos geralmente não é aconselhável. Isso ocorre porque o potencial de as coisas quebrarem ou se desalojarem é alto. Uma vez quebrados os componentes delicados, todo o sistema pode falhar.

Eles não são duráveis

Os painéis solares exigem uma superfície transparente que permita a entrada da luz do sol. Os materiais transparentes geralmente não são os materiais mais duráveis.

Eles podem ser bastante fortes, como vidro à prova de balas ou folhas de policarbonato. No entanto, outros materiais ainda os superam. Se as empresas transformam esses materiais transparentes em itens super duráveis, geralmente o fazem a um custo considerável.

Barulho

Nas estradas a redução do barulho é um ponto muito importante. Para tornar esses painéis o mais uniformes possível, é necessário colocar algum tipo de amortecedor entre eles. Infelizmente, isso pode causar fraqueza estrutural.

Eles não têm boa tração

Para criar uma superfície com boa tração, o método mais adequado é usar irregularidades. As estradas geralmente consistem em materiais ásperos. Isso inclui asfalto, pedregulhos e outras texturas grosseiras que criam uma superfície de rodas que podem facilmente agarrar e impulsionar.

Se os painéis forem mesmo que levemente inclinados, o redirecionamento da preciosa luz solar para longe das células voltaicas dos painéis solares significa que produzirão muito menos energia.

Os paineis solares não podem ser obstruídos

As estradas são especificamente especificamente para tráfego de veículos e pedestres. Enquanto as pessoas estão andando ou dirigindo na estrada solar, é muito provável que elas estejam impedindo a luz solar de alcançar possíveis painéis solares.

Quanto mais carros e pessoas usam a estrada, mais sombras existem. Durante o tráfego nas horas de ponta, enquanto milhares de carros cobrem a estrada, os painéis solares seriam absolutamente inúteis.

Poeira, folhas, pedras e outros poluentes podem chegar às estradas e bloquear ainda mais a luz. Quanto maior a velocidade dos carros que viajam, piores são esses efeitos para os painéis solares. Algo tão simples quanto uma pequena pedra presa no piso de um pneu pode causar grandes danos.

Paineis danificados em estrada solar
Paineis danificados em estrada solar

Alto custo de manutenção

Imagine quilômetros de painéis solares em uma rodovia, quantos vão se danificar ao decorrer do tempo e do uso, e com isso o custo de manutenção, tanto para troca de painéis como para inspeção. Logo o custo de implantação e manutenção de um sistema fotovoltaico como esse deve ser bem inferior ao valor e o benefício gerados, é uma questão importante a se colocar em pauta.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

Artigos relacionados

Telha solar fotovoltaica eternit
Energia Alternativa

“Telha solar” é aprovada no Brasil.

Telhas solares de concreto que produzem energia solar são aprovadas pelo Inmetro e já podem ser vendidas no Brasil. Logo a Eternit prevê que sua comercialização tenha

Abrir chat
1
Precisa de mais informações?
Olá! 😃
Precisa de mais informações sobre a geração de energia solar? 👷🌞
Powered by