AL Energia Solar

Energia Solar. Saiba tudo sobre esse novo tipo de energia

Ainda tem dúvidas e perguntas sobre a geração de energia solar?

Fizemos uma lista com importantes questões sobre a energia solar e respondemos todas para você.

Como funciona a geração de energia solar?

Temos uma postagem em nosso blog, explicando detalhadamente como a captação de energia do sol funciona, e também a conversão dela em eletricidade para consumo em residências, empresas, fábricas, áreas públicas, sistemas de irrigação e muitos outros fins. Confira neste link

Quantos painéis solares são necessários para alimentar uma casa?

A instalação de painéis solares no telhado é uma decisão inteligente, economizando dinheiro nas contas de energia e contribuindo para um futuro de energia limpa. A quantidade de economia de energia que você vê a cada mês é determinada por alguns fatores, um dos quais é a quantidade de energia gerada por cada painel solar. Abaixo está uma breve explicação da geração de energia ou eletricidade com energia solar.

Os painéis solares são classificados com base na quantidade de energia que eles podem gerar, expressa em watts (W). Os painéis solares modernos que estão sendo instalados hoje têm potências que variam de 250 a 350 watts. O que isso significa é que, em circunstâncias ideais, um painel solar médio produz 250 watts ou mais a cada hora de luz solar direta que recebe. Serão necessárias cerca de 7 painéis solares na instalação do sistema de energia solar fotovoltaica, considerando-se o consumo de energia elétrica de aproximadamente 250 kWh ao mês. Isso corresponde, a uma economia média anual de R$ 2.000,00.


O medidor de energia realmente funciona ao contrário com painéis solares?

Muitas pessoas querem saber se o medidor de energia funcionará para trás após a instalação de um sistema de energia solar. A resposta curta é sim, seu medidor de energia pode girar para trás quando você usa energia solar. Mas, como você verá abaixo, a resposta verdadeira depende da concessionária de energia local ou do fornecedor de eletricidade de varejo e do contrato específico de recompra de energia solar.

Os painéis solares funcionam em dias nublados?

Sim. Os painéis solares são formalmente conhecidos como captadores de “energia fotovoltaica“. O nome vem do grego “fos”, que significa luz e “volt”, que é a unidade da força eletromotora. Os sistemas fotovoltaicos absorvem os fótons da luz solar e os convertem em energia elétrica que pode ser usada em sua casa.
Se você já andou pela rua em um dia chuvoso ou nublado, sabe que sua cidade não fica escura só porque o céu está nublado. E, assim como a luz UV pode causar queimaduras solares em dias nublados, as nuvens podem refletir a luz solar e permitir que ela atinja os painéis solares mesmo que o céu não esteja totalmente limpo.
Um sistema de energia solar também pode se beneficiar de temperaturas mais baixas e em dias nublados. Isso ocorre devido aos materiais eletrônicos semicondutores usados nos painéis solares, que funcionam melhor quando as temperaturas não estão muito quentes.

Como funciona o sistema de energia solar à noite?

Sim. Quando você instala painéis solares em sua casa é feita uma conexão com o medidor de energia e, a partir daí, ele pode enviar e receber energia da rede elétrica local.
Essa conexão “bidirecional” é muito semelhante a um medidor de energia padrão. Como não há sol durante a noite, você passa a utilizar as baterias que compõe o seu sistema elétrico, a energia capturada durante o dia fica armazenada nessas baterias para que você pode utilizar à noite. Caso seu sistema não possua baterias ou elas acabem o sistema passa a consumir energia da rede local normalmente.

Painéis solares são à prova de chuva de granizo?

A verdade é que os painéis solares passam por vários testes de granizo de seus fabricantes, e especialistas do setor concordam que a maioria dos painéis solares pode suportar granizos do tamanho de bolas de golfe. A camada superior de um painel solar é coberta de vidro temperado e, acredite ou não, é surpreendentemente forte.
Teste de resistencia do painel solar ao granizo

Existem taxas do governo sobre a Energia Solar?

Apesar de existir uma proposta da ANEEL sobre taxação da energia solar, o governo atual confirmou que não haverá taxas sobre a energia solar.
Se a medida for aprovada, haveria ainda um período de transição: até 2030 as regras permaneceriam as mesmas, mas o mercado critica que o prazo é curto.

Quais as desvantagens da energia solar?

Nem todos os locais recebem a mesma quantidade de luz solar durante o ano, com a eficácia da energia solar caindo drasticamente quanto mais longe você fica do equador.
Nuvens e tempestades também restringem a quantidade de energia que você pode produzir bloqueando os raios de luz que seriam absorvidos pelo painel solar.
O custo, um sistema de energia solar demanda um aporte consideravelmente alto para sua aquisição, e leva alguns anos para “se pagar” e começar a gerar lucro realmente.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

Blog AL Solar

Telha solar fotovoltaica eternit
Energia Alternativa

“Telha solar” é aprovada no Brasil.

Telhas solares de concreto que produzem energia solar são aprovadas pelo Inmetro e já podem ser vendidas no Brasil. Logo a Eternit prevê que sua comercialização tenha

Blog AL Solar

Telha solar fotovoltaica eternit
Energia Alternativa

“Telha solar” é aprovada no Brasil.

Telhas solares de concreto que produzem energia solar são aprovadas pelo Inmetro e já podem ser vendidas no Brasil. Logo a Eternit prevê que sua comercialização tenha

Abrir chat
1
Precisa de mais informações?
Ainda tem alguma dúvida? Fale com a gente em tempo real
Powered by