AL Energia Solar

Telhas solares de concreto que produzem energia solar são aprovadas pelo Inmetro e já podem ser vendidas no Brasil. Logo a Eternit prevê que sua comercialização tenha início somente a partir do segundo trimestre de 2021.

Para possibilitar a geração de energia solar, a fabricante inseriu pequenas placas fotovoltaicas na parte superior das telhas. Com apenas 36,5 cm por 47,5 cm de tamanho, cada uma possui 9,16 watts de potência e uma capacidade mensal de produzir 1,15 Quilowatts hora (Kwh) por mês. 

A empresa afirma que, uma vez instalado, o sistema pode gerar retornos em um período de 3 a 5 anos. Para residências de pequeno porte, são necessárias cerca 150 telhas solares; para casas de alto padrão, o número quadruplica.

Um grupo seleto de clientes terá acesso antecipado à nova tecnologia, que será produzida em uma fábrica no interior de São Paulo, da empresa Tégula Solar, que pertence ao Grupo Eternit. 

Telha solar fotovoltaica eternit
Telha fotovoltaica Eternit

A iniciativa colabora para o desenvolvimento da produção nacional de equipamentos de energia solar uma vez que ultimamente, tem sido alvo de muitos debates. Enquanto alguns defendem o crescimento do setor, outros afirmam que seria melhor abrir o mercado e deixar a eficiência definir as melhores empresas.

As discussões se intensificaram com a decisão do Governo Federal de isentar a tarifa de importação para mais de 100 tipos de equipamentos fotovoltaicos, incluindo os painéis solares — incentivo que dificulta a atuação da indústria nacional.

“Como eu vou competir se o equipamento importado, que já é subsidiado no país de origem, entra aqui sem pagar nada de imposto?”, questionou então Adalberto Maluf, diretor da BYD, fabricante chinesa de painéis solares e carros elétricos, que opera duas fábricas no Brasil.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

Artigos relacionados

Telha solar fotovoltaica eternit
Energia Alternativa

“Telha solar” é aprovada no Brasil.

Telhas solares de concreto que produzem energia solar são aprovadas pelo Inmetro e já podem ser vendidas no Brasil. Logo a Eternit prevê que sua comercialização tenha

Abrir chat
1
Precisa de mais informações?
Olá! 😃
Precisa de mais informações sobre a geração de energia solar? 👷🌞
Powered by